Novidades

Blog

Cores e a temperatura do ambiente

Não é à toa que as cores são divididas em quentes e frias, afinal, algumas tonalidades podem sim influenciar na temperatura do ambiente. Não são somente nas sensações que as cores podem influenciar, como por exemplo o Azul contribuir para o relaxamento, ou Verde claro deixar o local mais aconchegante, mas também há tonalidades que podem reduzir o calor ou esquentar o espaço, e até mesmo contribuir na economia de energia.

Cores e temperatura4
Cores e temperatura9

Tudo isso tem a ver com a tonalidade de cor que é irradiado ao ambiente. As cores claras, fracas e suaves, absorvem menos calor. Ao contrário, as escuras conseguem absorver bem mais e, a partir daí, devolvem ao ambiente.

Alguns especialistas orientam pintar o telhado de branco, pois quanto mais clara for, mais a cor reflete a luz, impedindo que o calor invada o ambiente. Assim, em tempos quentes, o gasto de energia elétrica com ventiladores e ar-condicionado será reduzido.

Cores claras refletem a luz e deixam o ambiente mais arejado e fresco. O ideal é utilizar as cores escuras e as chamadas “cores quentes” como vermelho, amarelo, roxo em ambientes externos, abertos ou com grandes janelas. Assim, você melhora a sensação de conforto térmico.

Cores e temperatura8
Cores e temperatura3
Cores e temperatura2
Cores e temperatura7
Cores e temperatura6
Cores e temperatura
Cores e temperatura5

Faça seu comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>