Não é à toa que as cores são divididas em quentes e frias, afinal, algumas tonalidades podem sim influenciar na temperatura do ambiente. Não são somente nas sensações que as cores podem influenciar, como por exemplo o Azul contribuir para o relaxamento, ou Verde claro deixar o local mais aconchegante, mas também há tonalidades que podem reduzir o calor ou esquentar o espaço, e até mesmo contribuir na economia de energia.
Tudo isso tem a ver com a tonalidade de cor que é irradiado ao ambiente. As cores claras, fracas e suaves, absorvem menos calor. Ao contrário, as escuras conseguem absorver bem mais e, a partir daí, devolvem ao ambiente.
Alguns especialistas orientam pintar o telhado de branco, pois quanto mais clara for, mais a cor reflete a luz, impedindo que o calor invada o ambiente. Assim, em tempos quentes, o gasto de energia elétrica com ventiladores e ar-condicionado será reduzido.
Cores claras refletem a luz e deixam o ambiente mais arejado e fresco. O ideal é utilizar as cores escuras e as chamadas “cores quentes” como vermelho, amarelo, roxo em ambientes externos, abertos ou com grandes janelas. Assim, você melhora a sensação de conforto térmico.